Pular para o conteúdo principal

Proteínas e o ganho de massa muscular


A hipertrofia, ou seja, o aumento de massa muscular é um desejo de 9 a cada 10 homens que almejam um corpo definido. Frequentar uma academia se tornou rotina de muitos. “Faltar o trabalho se necessário, mas faltar à academia nem pensar.”
O que poucos sabem é que quando malham e não consomem uma quantidade significativa de proteínas na alimentação isso vem como efeito negativo, ou seja, acabam prejudicando o tecido muscular. 
Entenda o seguinte: quando você esta malhando ocorre o catabolismo, ou seja, a "quebra" de substâncias complexas em substâncias mais simples, e com isso ocorre a degradação de proteínas musculares para a obtenção de energia, e assim o catabolismo pode ser entendido como a "destruição" do tecido muscular. 
Já o anabolismo é o contrário, são ações metabólicas que o correm na construção de moléculas a parti de outras, onde a síntese protéica, síntese de ácidos graxos e de hormônios trabalham juntas, ou seja, o anabolismo age restruturação de músculos, e para que ele ocorra é necessário o consumo de proteínas, além de repouso e exercícios regulares. Lembre-se sempre o que importa não é a quantidade de exercícios e sim a qualidade.       
O consumo de suplementos alimentares a base de proteínas não podem ser por conta própria e nem indicado por um amigo que o ingere embora os resultados em seu amido sejam satisfatórios, entenda que cada organismo é diferente um do outro, por isso sempre consulte um médico ou nutricionista, esses profissionais iram avaliar seu tipo físico e necessidades nutricionais e assim indicar o suplemento alimentar certo e a quantidade a ser consumida diariamente. Nem sempre se deixe levar pelo preço dos suplementos, muitos que tem um custo mais elevado podem não atender suas necessidades, e outros com preço mais popular podem ser perfeitos pra você.   
A quantidade em gramas de proteínas consumidas por um indivíduo vai depender da seguinte regra: para cada 1 kg consumir de 1g a 1,5g de proteína. Ou seja, se você pensa 60 kg seu consumo deve ser de 60g a 90g de proteínas diariamente.
 Confira alguns dos alimentos ricos em proteínas:
·         Cada ovo contém de 3g a 3,5g de proteínas;
·         100g de coxa de frango contém 28,5g de proteínas;
·         30g de peixe contém 7g de proteínas;
·         100g de queijo contém 18g de proteínas;
·         30g de carne vermelha contém 7g de proteínas.

Comentários