Pular para o conteúdo principal

Casual masculino. Looks que estão com tudo


Em se tratando da moda masculina nos dias de hoje, romper os limites entre o formal e o informal não é inconveniente ou mesmo garfe. A mistura de peças de roupas denominadas formais com as informais é uma ousadia muito bem vinda.
Assim destacamos o termo “casual” que como já foi salientado em outras matérias, é uma composição de vestimentas que vem conquistando adeptos em todo o mundo devido sua versatilidade e praticidade. Para exemplificar os motivos que levam a maioria dos homens a optar pelos looks casuais, imaginamos que aquela roupa que você usou para trabalhar também poderá também ser usada em situações mais descontraídas como sair com os amigos, ou ainda um jantar mais íntimo.

O Dia casual (do inglês casual day) surgiu durante os anos 50 nos Estados Unidos e no Canadá e logo foi adotado no Brasil. O dia casual refere-se a um dia, mais precisamente na sexta-feira, em que os trabalhadores de determinadas empresas são dispensados do uso das vestimentas formais no ambiente laboral. A sexta-feira casual se espanhol no final dos anos 90 e início de 2000, alavancada com o surgimento da internet. Desde então, diversos trabalhadores passaram a utilizar roupas casuais para o trabalho durante um dia chamado de hey-day, iniciado na Baía de São Francisco. Com o passar os anos os tipos de vestimentas selecionadas para o Dia Casual também começaram a ser opções de vestuário para o dia-a-dia e em determinadas ocasiões.

Os americanos criaram o termo “smart casual” um termo que se refere a um “casual elegante”. Isso serviu como uma garantia de que a tendência não é passageira e ira permanecer por um bom tempo na moda.
Se observarmos bem o casual nada mais é do que uma “renovação” do esporte fino ou tênue de ville, já que ambos estão entre o social e o esporte, e trazem um estilo mais moderno e jovial, e os ambientes em que são solicitados são praticamente os mesmos.
Simplificando o casual nada mais é do que a possibilidade de reinventar looks elaborados com peças de roupas trazidas do social e do esporte, possibilitando mais opções ao homem, além de “reciclar” peças tradicionais que antes estavam esquecidas no armário, como a alfaiataria, o que resultam em trajes mais alinhados e elegantes.

Para compor o casual são solicitadas as seguintes peças: camisas de manga longa ou curta (principalmente as de listras mais discretas ou lisas), blazer, calça jeans em lavagem simples, peças de alfaiataria, calça de sarja, camisa xadrez, cintos de couro e de sarja, sapatos sociais, sapatênis, sapatos casuais, mocassins, camisas polos, camisetas de gola V ou redonda sem estampas.  A Gravata é dispensável, pois acaba “quebrando” um pouco da casualidade do look e caso não esteja de acordo ou em harmonia com as demais roupas, ou mesmo com a ocasião, podem criar aspecto de desleixo ou exagero.

Se por um lado a casual trousse opções inteligentes para dispensar a obrigação do uso de terno, mesmo em situações menos formais, por outro lado inseguranças a respeito de quando e onde usar se fazem presentes. As ocasiões e ambientes onde você pode aderir ao casual são as seguintes: dia-a-dia de trabalho em empresas que não exijam o uso de terno,  almoços e jantares de negócios e entre amigos, batizados, reuniões de trabalho, teatro, ópera, festa de aniversários (inclusive de 15 anos), comemorações de natal e final de ano, cerimônias de casamentos mais simples ou íntimas, inaugurações, e claro para os demais momentos de lazer.  


As cores preferenciais são o preto, azul marinho, marrom e o bege. Para o dia use peças em tons mais claros e sóbrios. Se optar pelo uso do blazer opte pelo de cor bege, pastel, cinza, areia e demais tonalidades semelhantes. Já para a noite use as mais tradicionais como o preto e o azul marinho. Os tipos de cores citadas para cada ocasião do dia são denominados como cores “principais”, ou seja, as que irão mais parecer no look, dessa forma não se limite a montar looks com apenas um tipo de tonalidade.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depilação íntima masculina

A depilação íntima masculina já deixou de ser um tabu. As maiorias dos homens optaram em realizar esse procedimento por questões de higiene e conforto evitando que os pelos machuque a glande(cabeça do pênis) por uma região bastante sensível, ou mesmo pela estética. Controversas a respeito desse assunto existem e gera opiniões tanto entre os homens quanto entre as mulheres. Há quem diga que o homem deve sim depilar as partes íntimas e também há quem diga que não. Entretanto devemos salientar que o excesso de pelos na região peniana pode ser propício ao acúmulo de sujeira e bactérias e para quem não tem o hábito de realizar a depilação dessa região deve ao menos retirar o excesso de pelos. além é claro de passar a imagem de homem bem limpinho e cuidado. A depilação íntima com a lâmina de barbear também é mais utilizada pelos homens. Ao escolher esse método deve sempre tomar cuidado para não haver cortes principalmente na região dos testículos por ter uma pele bastante fina e se

Tintura em cabelo masculino

Embora muitos homens se submetam a o tingimento de cabelo seja ele para esconder os fios brancos ou para a busca de um novo estilo, ainda existem aqueles que sentem um pouco de receio quando procuram esse tipo de procedimento achando que pintar o cabelo é coisa de mulher. Querendo ou não o tingimento de cabelo masculino já é bem comum, afinal os tempos são outros. A indústria de cosméticos observou o crescimento desse setor e desde então tem procurado fabricar produtos que atentem as necessidades de seus novos consumidores. A vantagem da tintura masculina para a feminina é que á masculina em geral é mais prática podendo ser aplicada em casa mesmo, para isso basta adquirir um produto de boa qualidade e a tonalidade de acordo com o estilo que você quer, se estiver indeciso com o tipo de cor procure um profissional para indicar aquela que combine com seu tipo de pele. O exemplo de um produto bem prático é o xampu tonalizante basta aplica-lo e deixar agir por uns vinte minutos e pron

Queda de cabelo e calvície masculina

Nos dias de hoje o cuidado com a aparência dos cabelos é prioridade para a grande maioria dos homens principalmente por vivermos em uma sociedade que nos juga pela aparência e estarmos em constante “concorrência” uns com os outros tanto no mercado de trabalho quanto na vida pessoal. Através de cortes e modelagens os mesmos buscam retratar sua personalidade e estilo próprio. Agora nem tudo é um mar de rosas. O cabelo e o corpo do homem  estão sujeitos há alterações que desencadeiam a queda de fios excessiva ou mesmo a tão temida calvície. Entenda o seguinte: diariamente nossos cabelos estão caindo e sendo repostos, a queda de cerca de 100 fios diariamente é normal. A calvície ocorre quando a taxa de queda de cabelo é superior a normal e não há a reposição de fios.   As causas desse problema são variadas. A genética a corresponde grande parte dessa manifestação, geralmente a tendência é que fatores genéticos sejam passados de pai para filho ou tio para sobrinho; etc